Brazilian Journal of Periodontology

Instruções aos Autores


A Brazilian Journal of Periodontology tem como objetivo fornecer uma plataforma para o intercâmbio do progresso científico e clínico de alto nível na área da Periodontia.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Os artigos submetidos à Brazilian Journal of Periodontology (BJP) não devem ter sido previamente publicados.

Todos os novos manuscritos devem ser submetidos por meio do site de submissão e revisão online da BJP:https://mc04.manuscriptcentral.com/brazjop. Autores que ainda não têm uma conta no site devem clicar em “Criar conta” e, então, seguir o passo a passo para abrir uma conta. Todas as contas devem estar vinculadas ao ORCID do autor (para criar sua conta ORCID, acesse o site:https://orcid.org/. Na página inicial do site da BJP, o autor deve selecionar a “Área do Autor” e, nessa área, clicar em “Submeter um novo artigo”.

Todos os artigos devem ser submetidos em inglês. Depois da aprovação do artigo, uma versão em português deverá ser providenciada. Essa versão deverá ser elaborada por um tradutor com experiência em tradução de artigos científicos e com expertise na terminologia específica da área da Periodontia. Não devem, em hipótese alguma, ser usadas ferramentas automáticas de tradução.

Caso o autor precise de ajuda para encaminhar o texto para versão para o português, poderá entrar em contato pelo e-mail editora4@dentalpress.com.br.

Negociações, orçamentos e pagamentos relacionados à tradução do manuscrito são de inteira responsabilidade dos autores.

Artigos Originais de Pesquisa receberão prioridade na avaliação para publicação, mas Revisões e Relatos de Caso na Periodontia também podem ser incluídos. A BJP reserva todos os direitos autorais dos manuscritos publicados. As informações contidas nos originais e publicadas na revista serão de responsabilidade do(s) autor(es), e não necessariamente refletem a opinião do Corpo Editorial ou posição da SOBRAPI (Sociedade Brasileira de Períodontia e Implantodontia).

O sistema de submissão online da BJP fornece o passo a passo do processo de submissão do seu artigo e envio dos arquivos. O sistema converte seus arquivos em um único PDF, usado no processo de revisão por pares. Arquivos editáveis são requisitados a fim de viabilizar a formatação do seu artigo para a publicação final. Todas as correspondências, incluindo a notificação da decisão do Editor e os pedidos de revisões, são enviadas por e-mail.

Para submeter seu manuscrito, acesse: https://mc04.manuscriptcentral.com/brazjop


Tipos de artigos aceitos

Tipos de artigos aceitos pela BJP:

• Editorial ou Comentário.

• Artigos originais.

• Revisões.

• Comunicações breves.

• Casos clínicos.

• Notas técnicas.

• Cartas e respostas ao editor.

• Erratas.

• Comunicados.

Além disso, separamos uma seção em cada número, da seguinte forma:


Artigos contendo informações relevantes e epidemiológicas para países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos: essa iniciativa busca trazer particularidades essenciais das patologias e ocorrências em países fora da América do Norte e Europa.

Estudos com resultados negativos: essa seção visa combater o problema no viés de publicação, que tem tendência a publicar mais estudos com resultados positivos. Esse problema é uma preocupação quando conduz revisões sistemáticas e aplicação da Odontologia baseada em evidências.

Inovação: nessa seção, o corpo de inovação da SOBRAPE irá convidar especialistas para discutir inovações no campo da Periodontia.


Políticas editoriais



Plágio e originalidade

Trabalhos que contenham plágio não serão aceitos para publicação na Brazilian Journal of Periodontology e, caso seja detectado o plágio, o manuscrito será recusado.

Os manuscritos serão analisados pelo editor e consultores, e estão sujeitos a revisões editoriais.

Processo de revisão por pares

Todos os manuscritos submetidos serão encaminhados a um editor associado, para análise inicial. Caso decida que o manuscrito não é adequado ao escopo da revista, ele será devolvido ao(s) autor(es), em uma decisão editorial final. Se o editor decidir que o manuscrito é adequado para publicação, ele seguirá o processo de revisão, sendo analisado por um grupo de dois a três revisores, utilizando, para isso, o sistema “duplo cego”.

Declarações exigidas

Após a aprovação do artigo, os autores serão solicitados a preencher as seguintes declarações:

• Cessão de Direitos Autorais: transferindo os direitos autorais do manuscrito para a Dental Press, caso o trabalho seja publicado.

• Conflito de Interesse: caso exista qualquer tipo de interesse dos autores para com o objeto de pesquisa do trabalho, esse deve ser explicitado.

• Proteção aos Direitos Humanos e de Animais: caso se aplique, deve ser informado o cumprimento das recomendações dos organismos internacionais de proteção e da Declaração de Helsinki, acatando os padrões éticos dos comitês responsáveis pela experimentação em humanos/animais.

• Permissão para uso de imagens com direitos autorais: ilustrações ou tabelas (originais, ou modificadas) tiradas de material com direitos autorais devem vir acompanhadas da permissão de uso pelos proprietários desses direitos e pelo autor original (e a legenda deve dar corretamente o crédito à fonte).

• Fonte de financiamento: o autor deverá informar o provedor do apoio financeiro para a condução da pesquisa e/ou preparação do artigo, além de descrever brevemente o papel do patrocinador, se houver, no projeto do estudo, na coleta, análise e interpretação dos dados; na escrita do relatório; e na decisão de submeter o artigo para publicação. Se o patrocinador não tiver tido tal envolvimento, então isso deve ser declarado.

• Comitês de ética: os artigos devem fazer referência, se aplicável, ao parecer do Comitê de Ética da instituição sem, todavia, especificar o nome da universidade, centro ou departamento (assim, essa informação não estará disponível aos revisores).

Um e-mail será enviado ao autor correspondente confirmando a aceitação do manuscrito, juntamente com as documentações necessárias.


Resumo/Abstract

O manuscrito deverá conter um resumo conciso e factual. O resumo/abstract deve comunicar brevemente o propósito da pesquisa, os principais resultados e a conclusão.

Os resumos devem conter no máximo 250 palavras e ser estruturados nas seguintes seções: Objetivo, Material e Métodos, Resultados, Conclusões.

Os resumos devem ser acompanhados de 3 a 6 palavras- chave, também em português e em inglês, adequadas conforme orientações do DeCS (http://decs.bvs.br/) e do MeSH (www.nlm.nih.gov/mesh).

Texto

Artigos de pesquisa (Originais e Revisões)

Deve conter os elementos essenciais para a compreensão do manuscrito, e deve ser dividido em seções bem definidas e claras: Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão; legendas das imagens e tabelas, se aplicável. Máximo de 4.000 palavras, sem levar em consideração as referências, resumo, legendas de gráficos, figuras e tabelas.

Relatos de casos

Relatos de casos clínicos serão considerados para publicação se descreverem uma apresentação de caso incomum, diagnóstico complexo, e nova abordagem ou inovações de tratamentos. Os autores devem discutir os desafios clínicos; descrever o método de tratamento, e discutir o resultado à luz de métodos de tratamento de pacientes previamente publicados.

Cartas ao editor As cartas devem se direcionar a assuntos relevantes aos membros da Sociedade Brasileira de Periodontologia ou oferecer crítica construtiva aos artigos publicados pela Brazilian Journal of Periodontology. As cartas devem ser concisas e assinadas. Se a carta comentar sobre artigos já publicados, deve conter a devida referência. A carta deve ser direcionada aos autores do trabalho original, para que eles tenham a oportunidade de resposta.

Editoriais

Devem ser solicitados pelos editores da revista, para fornecer uma perspectiva única dos artigos publicados, ou comentar outros itens de interesse dos leitores.

Inovações

Deve conter um pequeno resumo (máximo 150 palavras), palavras-chave, histórico, questões levantadas pelo Conselho de Inovação e respostas dadas pelo autor convidado, considerações finais, e referências, se aplicável. É permitido um máximo de 2.000 palavras, excluindo o resumo e as referências.

Figuras e Tabelas

O manuscrito deve conter no máximo seis figuras e tabelas. Figuras multipainéis são aceitas. Devem conter alta qualidade (300dpi) e estar em formato JPG. Figuras devem ser enviadas em arquivos separados.

Legendas das figuras: todas as figuras devem possuir legendas. As legendas devem conter um breve título e uma descrição da figura. As legendas das figuras devem ser breves, mas devem incluir a necessária explicação de todos os símbolos e abreviações usadas. Todas as figuras devem ser citadas no texto.

Tabelas: as tabelas podem ser situadas próximo à parte relevante do texto do artigo ou em uma página separada, ao final do texto. As tabelas devem ser numeradas de acordo com sua menção ao longo do texto, e abaixo da tabela devem constar eventuais notas explicativas. As tabelas devem ser usadas com moderação, e os dados apresentados não devem repetir as informações contidas no texto.

Sempre use números arábicos para se referir a tabelas e figuras.


Relevância clínica

O objetivo dessa seção é dar aos clínicos um guia para a leitura, de forma a colocar a pesquisa atual em perspectiva. O texto não deve ultrapassar 100 palavras. Deve fornecer uma explicação clara e concisa dos fundamentos do estudo, sobre o que se sabia antes e como o presente resultado avança o conhecimento na área. Se apropriado, deve conter sugestões de práticas clínicas.

Deve estar dividido em:

• Fundamentos científicos do estudo.

• Principais descobertas.

• Implicações práticas.

Importante: esse texto será publicado em um box destacado, juntamente com seu manuscrito. Essa seção deve deixar os clínicos desejando aprender mais sobre o tópico e encorajá-los a ler o artigo na íntegra.


Referências

As referências bibliográficas não devem exceder o número de 30, e devem ser listadas após o fim do texto, na mesma ordem em que foram mencionadas, e de acordo com as normas Vancouver: http://www.nlm.nih. gov/bsd/uniform_requirements.html. Quando aplicável, devem conter: nome(s) do(s) autor(es), nome do periódico/ título do livro, título do artigo/título do capítulo, ano de publicação, volume/capítulo do livro, e número do artigo ou paginação.

Exemplos de referências:

Periódicos: Blomlof JP, Blomlof LB, Lindskog SF. Smear removal and collagen exposure after nonsurgical root planing followed by etching with an EDTA gel preparation. J Periodontol. 1996;67(9):841-5.

Livros: Shafer WG, Hine MK, Levy BM. Tratado de patologia bucal. 4th ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1987.

Capítulo de livro: Walton RE, Rotstein I. Bleaching discolored teeth: internal and external. In: Principles and practice of Endodontics. Walton RE. Ed. Vil 2. Philadelphia: WB Saunders: 1996. p. 385-400.


Folha de rosto

Título do artigo, nome dos autores e afiliações. Por favor, indique claramente o nome e sobrenome de todos os autores. Abaixo do nome, adicione a filiação dos autores (onde o manuscrito foi produzido), abaixo dos nomes. Indique todas as afiliações com números sobrescritos após o nome do autor e à frente da filiação apropriada. Forneça o endereço de correspondência completo, incluindo o país e, se aplicável, o e-mail de todos os autores.

Autor correspondente: deve ser indicado de forma visível quem irá ser o autor responsável por todas as etapas referidas, de publicação e pós-publicação. Certifique-se de que forneceu um e-mail válido e que as demais informações de contato estão atualizadas.


Material suplementar

Materiais suplementares podem ser publicados com seu artigo, para valorizá-lo. Itens suplementares submetidos serão publicados exatamente como forem recebidos. Por favor, submeta o material suplementar junto com seu artigo e forneça uma legenda concisa e descritiva para cada arquivo suplementar.


Ensaios clínicos

A Brazilian Journal of Periodontology encoraja o investigador principal a registrar o manuscrito no Clinical Trial Studies (www.clinicaltrials.gov). O número de registro e data de registro podem ser incluídos na seção Material e Métodos.

Ensaios clínicos randomizados devem seguir as diretrizes do CONSORT: http://www.consort-statement.org/


Aprovação da prova final

Para assegurar uma rápida publicação dos artigos, nós gentilmente solicitamos que o autor forneça as correções da prova final em até dois dias. Autores correspondentes irão receber um e-mail com a prova em formato PDF, permitindo anotações e correções no arquivo. Nossa equipe irá fazer o possível para publicar o seu artigo rapidamente e com precisão. Por favor, use a prova para checar digitação, edição, completude e exatidão do texto, tabelas e figuras. É importante assegurar que todas as correções nos sejam enviadas em um único e-mail. Por favor, antes de nos responder, verifique cuidadosamente os erros encontrados e liste todas as correções a serem realizadas, uma vez que não é possível assegurar a disponibilidade de correções subsequentes. A revisão da prova é de responsabilidade do autor.

Em caso de dúvidas, contatar:editora4@dentalpress.com.br

Copyright © 1998 - 2022 DentalGO | Todos Direitos Reservados. DentalGO é uma marca Dental Press